As Entradas e Largadas de Toiros sempre foram uma tradição indispensável das Festas da Moita, sendo um dos eventos mais atrativos das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Para que a Tauromaquia Popular na Moita não caía-se em esquecimento, no dia 15 de Junho a Comissão de Festas da Moita (Presidente da Comissão Nuno Carvalho) e a "Festa Brava no Ribatejo" (Coordenador do Blog/Site Luís Miguel Sacôto) reuniram-se para debater algumas ideias e analisar o formato das Largadas, que tinham decorrido em Santarém por ocasião da Feira Nacional da Agricultura 2021, com a esperança que também seria possível realizar as suas tradicionais Largadas de Toiros em Setembro.
Apesar de muito cedo percebermos não ser possível realizar em modos normais, pois ainda vivemos uma pandemia, o "Plano Contingência- Largadas de Toiros na Moita 2021" resumidamente consistia:
- Não haveria Entradas de Toiros;
- Local para a realização das Largadas de Toiros seria no "Recinto do Meio" na Av. Dr. Teófilo Braga, com controlo de acessos: 2 Entradas de Público (Norte & Sul da Avenida); 1 Saída de Emergência; 1 Acesso Fechado (conforme mostra a imagem em baixo);
- A entrada no recinto só era permitida a Aficionados com certificado de vacinação ou teste ao Covid-19 negativo realizado nas últimas 24 horas (regra geral para qualquer evento público neste momento);
- Número limitado de Aficionados no recinto (conforme a área do local).
Apesar de haver muitos mais pontos, estes foram os principais deste "projeto" que foi exposto à DGS e recusado pelos os mesmos, pois com as regras em vigor neste momento, não é possível organizar as tradicionais Largadas de Toiros.
Contudo a título de curiosidade, estava previsto haver 4 Largadas de Toiros nos dias 13, 14, 15 & 16 Setembro pelas 10h, com a saída de 2 Toiros por Largada, mais informo que este evento tinha o devido apoio da Câmara Municipal da Moita, Entidades responsáveis e os animais já estavam escolhidos, como podemos ver na imagem em baixo um dos oito exemplares previstos, mas infelizmente este é o facto não haver Festa Brava nas ruas da Moita.
Ass: Luís Miguel Sacôto