PS: Qualquer evento taurino cancelado sem aviso prévio pelos seus organizadores, não é responsabilidade nossa a continuação da sua divulgação aqui na Agenda Taurina da "Festa Brava no Ribatejo".

Samora Correia- XVII Semana Taurina & Feira Anual 2024

Samora Correia- XVII Semana Taurina & Feira Anual 2024
::: 26 de Abril a 6 de Maio :::

domingo, 4 de abril de 2021

"Histórias do nosso Ribatejo..."

O lado meigo de Carocho-um touro que matou nas largadas de rua
O Touro Carocho da Ganadaria do Saudoso Mestre José Rodrigues da Cruz (JRC) foi um terror nas largadas de rua em Samora e em várias terras aficionadas. Feriu de morte alguns recortadores no tempo em que as tronqueiras eram feitas de varas de eucalipto, não havia areia no chão e os aficioandos arriscavam ao limite.
Nesta foto da família Cruz o patriarca "Zé Cruz" está acompanhado do seu filho mais velho José Júlio da Cruz alimentado o Carocho entre duas largadas de touros. 
Neste tempo, há 45 anos, os touros faziam dezenas de largadas. Em Samora Correia era tradição os ganaderos da terra oferecerem os touros. Tudo se fazia por Amor à terra.
Lembro-me do "Gavião", um dos terríveis da época, que matou vários aficionados estar na rua 31 de janeiro "rua larga" e o saudoso Crisóstomo Talaia, figura da nossa Samora, saiu das varas e foi fazer uma festa no Gavião. O povo gritava com medo da tragédia mas o touro deu a cabeça e não investiu. Uns anos mais tarde, o Mestre Zé da Cruz explicou-me numa mesa do Café. "O Crisóstomo é da casa, anda lá com eles e os touros não arrancam com quem lhe dá bom trato".    
Fonte: Facebook "MAISamora2021"

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832
::::::::::::::::::::Clica na imagem para mais informação::::::::::::::::::