PS: Qualquer evento taurino cancelado sem aviso prévio pelos seus organizadores, não é responsabilidade nossa a continuação da sua divulgação aqui na Agenda Taurina da "Festa Brava no Ribatejo".

Samora Correia- XVII Semana Taurina & Feira Anual 2024

Samora Correia- XVII Semana Taurina & Feira Anual 2024
::: 26 de Abril a 6 de Maio :::

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vila Franca de Xira recebe XXXV Capeia Arraiana (1 Junho 2013)

"Este ano, a Capeia Arraiana muda-se de armas e bagagens para Vila Franca de Xira – Praça de Touros Palha Blanco, onde vai decorrer no sábado, dia 1 de Junho de 2013, organizada como sempre, pela Casa do Concelho de Sabugal em Lisboa.
A Praça de Touros Palha Blanca caminha para a invejável idade de 112 anos, tendo comemorado o seu centenário em 2001, um ano depois da realização da 23.ª Capeia Arraiana efectuada nesta mesma Praça de Touros, em 17 de Junho de 2000.
A Direcção da C. C. Sabugal através do seu Presidente José Lucas e Esteves Carreirinha, com a colaboração preciosa do Ramiro Matos, solicitou uma reunião com a Ex.ª Sr.ª Presidente da Câmara, D. Maria da Luz Rosinha, que nos acolheu com grande simpatia, disponibilizando-nos todo o apoio dos Serviços da Câmara, para as pretensões da Capeia.
Animados que ficámos com o entusiasmo contagiante, manifestado pela Sr.ª Presidente, deitámos mãos à obra e aí está, em andamento, a 35.ª Capeia Arraiana com o Forcão, nesta magnífica localidade, onde não falta a afición fiel pelos touros, por demais conhecida e respeitada, que esperamos mobilizar, honrando-nos com a sua presença.
Como novidade, o Forcão será montado uma semana antes, dia 25 de Maio, ficando em exposição no Largo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, para poder ser apreciado por quem passa, esperando mover a curiosidade dos transeuntes. A seguir à montagem será realizada uma Conferência de Imprensa, com a presença da Sr.ª Presidente da Câmara e Direcção da C. C. Sabugal, para os meios da comunicação da região.
No dia da Capeia terá lugar, um grande desfile do Largo da Câmara Municipal até à Praça de Touros, com a presença das Entidades oficiais dos dois Concelhos e outros convidados, Associações, Juntas de Freguesias de Vila Franca e Sabugal munidos das suas bandeiras ou estandartes, rapaziada do Forcão e quem o desejar, acompanhados pelos Tamborileiros e Banda de Música da Bendada.
Os Touros são de afamadas ganadarias da região e podemos afiançar que serão imponentes.
Estamos a ultimar o Cartaz da Capeia para ser divulgado, tão breve quanto possível.
Feito este pequeno introito do lançamento da 35.ª Capeia Arraiana, a Casa do Concelho do Sabugal não regateará todos os esforços para organizar uma Capeia a preceito.
A título de informação, a Capeia Arraiana é desde 4 de Novembro de 2011, a primeira manifestação cultural do País, registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial do Instituto dos Museus e Conservação, tendo em conta o seu valor enquanto manifestação popular, cultural e única no mundo, exclusiva do Concelho do Sabugal.
À boa maneira da nossa gente, Óh Forcão Rapazes!...
No Sábado, dia 1 de Junho de 2013, sejam todos bem-vindos ao magnífico espectáculo da Capeia com o Forcão - Praça de Touros Palha Blanco, na simpática e atraente cidade de Vila Franca de Xira."

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832
::::::::::::::::::::Clica na imagem para mais informação::::::::::::::::::