PS: Qualquer evento taurino cancelado sem aviso prévio pelos seus organizadores, não é responsabilidade nossa a continuação da sua divulgação aqui na Agenda Taurina da "Festa Brava no Ribatejo".

Samora Correia- XVII Semana Taurina & Feira Anual 2024

Samora Correia- XVII Semana Taurina & Feira Anual 2024
::: 26 de Abril a 6 de Maio :::

quinta-feira, 24 de abril de 2014

"Hélder Antoño" devolvido a Alcochete!

"A estátua em bronze do saudoso forcado Hélder Antoño, furtada na madrugada de terça-feira em Alcochete, já foi recuperada.
Em declarações ao Diário Taurino, o empresário e antigo cabo do grupo de Alcochete, João Pedro Bolota, relatou que teve conhecimento do seu aparecimento “por volta das 04:00”, quando lhe ligaram a solicitar uma “camioneta” para transportar a estátua que se encontrava junto “à antiga Fábrica do Orvalho”, situada junto à praça de toiros.
A mesma fonte disse ao Diário Taurino que a estátua encontra-se no geral em “bom estado”, apenas “um pouco danificada na zona do forcado” que Hélder Antóño segura, homenageado assim dessa forma um dos momentos das cortesias e o símbolo máximo dos forcados.
O Diário Taurino apurou ainda junto de outras fontes que “tudo indica” que a estátua foi devolvida pelos assaltantes….(remorsos…talvez).
A estátua, da autoria do escultor Soares Branco, foi inaugurada a 27 de Março de 1993, cinco anos após a trágica morte de Helder Antoño.
Recordamos que o forcado faleceu na arena da praça de toiros de Alcochete, quando pegava um toiro da ganadaria de Maria Ana Passanha, de nome "Farrusco", com o peso de 585 quilos." 
Fonte: "Diário Taurino"

Comunicado
"Após o tumulto de sentimentos dos últimos dias, presente em toda a família Amadores de Alcochete e extensível a todos aqueles que se solidarizaram através das redes sociais, mensagens, e-mails e telefonemas, eis que surge a bonança.
 A estátua de Hélder Antono foi encontrada, esta madrugada, no Largo da Feira em Alcochete, junto à antiga fábrica da cortiça “Orvalho”. Neste momento requer cuidados de reparação, mas em breve voltará ao local de onde nunca devia ter saído.
 O transmites legais prosseguem na tentativa de encontrar e responsabilizar os autores deste crime de profanação de uma peça de arte, com valor sentimental incomensurável para todos os aficionados e para a Vila de Alcochete.
 O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete vem, pelo presente, agradecer a solidariedade e amizade de todos aqueles que, nos últimos dias, partilharam connosco este sofrimento.
 Aos vários cabos de Grupos de Forcados, aos Toureiros, aos Ganadeiros, aos Empresários, aos Apoderados, aos Aficionados, à Comunicação Social, à GNR de Alcochete e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete o nosso muito obrigado!
 Por fim, uma palavra especial aos antigos e atuais elementos do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete que, mais uma vez, demonstraram toda a sua união e amor por esta causa única, o nosso muito OBRIGADO!"

Alcochete, 24 de Abril de 2014.
Grupo de Forcados Amadores de Alcochete

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832
::::::::::::::::::::Clica na imagem para mais informação::::::::::::::::::