PS: Qualquer evento taurino cancelado sem aviso prévio pelos seus organizadores, não é responsabilidade nossa a continuação da sua divulgação aqui na Agenda Taurina da "Festa Brava no Ribatejo".

sábado, 30 de janeiro de 2021

Festa Brava está de luto, faleceu José Júlio...

O antigo matador de touros José Júlio, de 85 anos, morreu vítima de covid-19, esta sexta-feira, disse à agência Lusa o sobrinho do toureiro, David Antunes.
De acordo com o familiar, também ele bandarilheiro, mas retirado das arenas, o matador de touros José Júlio faleceu no Hospital de Vila Franca de Xira (Santarém), onde estava internado desde quinta-feira.
José Júlio nasceu em 1935, em Vila Franca de Xira, tendo vestido o “traje de luces” [fato de novilheiro] pela primeira vez em 1956, em Santarém, no mesmo ano em que se apresentou na praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa.
O toureiro recebeu a alternativa a 11 de outubro de 1959, na praça de Saragoça (Espanha), apadrinhado por Manuel Jiménez Moreno “Chicuelo”.
Em 2019, a Câmara de Vila Franca de Xira homenageou o toureiro, com a colocação de uma estátua do matador na entrada do mercado municipal daquela cidade.
Numa nota enviada à agência Lusa, a Federação Portuguesa de Tauromaquia (PróToiro) lamentou a morte de José Júlio, sublinhando que o país perdeu "um dos grandes" artistas da sua história.
A ProToiro recordou que o matador "levou o nome de Portugal pelo mundo", sendo um artista "completo" que marcou o panorama do toureio a pé.
É uma perda irreparável para a tauromaquia portuguesa e para a nossa cultura", considerou a federação.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.191.865 mortos resultantes de mais de 101 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 11.886 pessoas dos 698.583 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Fonte: tvi24.iol.pt

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832
::::::::::::::::::::Clica na imagem para mais informação::::::::::::::::::