A 11 de Maio de 2013, na Herdade da Formiga (Santo Estêvão/Benavente), onde pasta a Ganadaria "Lopes da Costa", nascia um bonito jabonero (designação da sua pelagem), de nome "Espanhol", herdando os genes os seus pais "Catraio & Espanhola".
Com cerca de um ano e meio, "Espanhol" foi ferrado, método que tem como finalidade identificar o futuro Toiro, com o ferro da casa que pertence (LC), número de costado (Nº 90), ano que nasceu (3-2013) e ferro da "Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide" (P), sendo depois solto na "Finca", na qual viveu nos 2 anos seguintes acompanhado pelos seus irmãos de camada.
"Espanhol" no Campo da Herdade da Formiga
Na Temporada 2016, o Jabonero saiu na Praça de Toiros do Cartaxo no dia 1 de Novembro, num Festival Taurino a Favor do Fundo de Assistência do GFA do Cartaxo, tendo sido lidado por Gonçalo Fernandes e pegado pelo grupo da terra.
Fotos: Fernando Clemente
A seguir ao Festival Taurino do Cartaxo, foi adquirido pela Casa Agrícola "Santo Toiro", na qual é proprietário Dilário Cavaco que realiza festejos taurinos populares, tendo recebido todos os cuidados que merece este magnífico animal, começando assim uma segunda vida.
"Espanhol" a Campo na Temporada 2017
A sua estreia nas ruas foi em Alcochete, pelas Festas do Barrete Verde e das Salinas 2017 no dia 12 de Agosto, tendo ficado "famoso" graças à rubrica da SIC "Olhá Festa" que visitou os festejos, mas essa noite também ficou marcada por 3 colhidas do "Espanhol", sendo uma delas bastante grave.
Clica na imagem em cima para veres a notícia
Em 2018,"Espanhol" passa a ser marca de imagem da casa "Santo Toiro"
A sua segunda saída foi na Temporada 2018, pelas Festas da Amizade & Sardinha Assada em Benavente, mostrando mais uma vez bravura e pregando um valente susto a um Aficionado.
Na temporada 2019, marcou presença na Entrada de Toiros na "Quinta Feira de Ascensão" na Chamusca, num dos momentos mais célebres das festas do nosso Ribatejo.
A 10 de Agosto, volta às ruas de Alcochete por ocasião das Festas do Barrete Verde e das Salinas 2019, segundo alguns um "pedido" da Direção do Aposento do Barrete Verde, visto ser um bonito exemplar e até altura ter dado sempre garantidas de bravura, onde se confirmou mais uma vez, pois a ideia do "Ganadero" era fazer a despedida do "Espanhol" numa outra terra , visto já ter estado em Alcochete.
A Festa Brava faz-se de histórias e esta é do Jabonero "Espanhol"...
Em 2020, infelizmente devido à pandemia, não houve festejos taurinos populares, quem sabe se o "Espanhol" ainda não andava nas ruas do Ribatejo...