Recentemente o "ALDI", que é uma cadeia de supermercados multinacional alemã, alterou o logótipo da sua loja em Vila Franca de Xira, na qual era composto pelos os símbolos da terra, o Campino e o Toiro, dando como justificação não se quer associar a essa cultura, agora pergunto eu, "Porquê foram montar loja em Vila Franca de Xira??? Viva à Hipocrisia e ao Dinheiro..."
Em baixo veja a carta de Luís Capucha (Sociólogo, professor e atual Diretor do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) dirigida à loja...
Luís Capucha
"Exmos Senhores
Caso não o saibam já, informo que Vila Franca de Xira é uma terra com uma identidade fortemente marcada pela Festa de Toiros em todas as suas modalidades. Temos orgulho nisso e estamos convencidos que cultura tauromáquica que nos une é um bem precioso para o nosso bem estar coletivo.
As empresas que se prezam de desenvolver uma gestão estratégica pela cultura procuram compreender, e não agredir, os seus potenciais clientes e as comunidades em que se integram.
Ora, acontece que V. Exas. fizeram precisamente o contrário. Decidiram mudar uma imagem numa das vossas lojas em Vila Franca de Xira, substituindo a simbologia taurina por outra, ligada ao livro e à leitura, que igualmente muito prezamos, tanto mais quanto ambas sempre se cruzaram criando em Vila Franca de Xira um caldo cultural de extrema riqueza e enorme valor patrimonial e vivido.
Claro que, como ensina a antropologia "todas as aldeias têm o seu louco". Significa isso que em todas as aldeias alguém se desvincula do sentido e do sentimento coletivo. Em Vila Franca de Xira, dado não se tratar de uma aldeia, serão pouco mais que um (ou uma) aqueles que se destacam pela auto-exclusão em relação à sociedade local e à sua cultura identitária. De qualquer modo, não acreditamos que cheguem para sustentar uma mercearia de bairro pequeno. Quem sustenta as grandes superfícies é a massa da população. Isto, claro, se a empresa que gere a grande superfície mostrar respeito por essa população.
Pela nossa parte, damos 5 dias ao Aldi para repor a situação normal. Podem colocar o novo símbolo noutro local pois, como dissemos, também nos orgulhamos da nossa biblioteca. Somos pela cultura, em todas as suas formas, e não pela barbárie e pelo fanatismo animalistas.
Compete-vos, pois, escolher. Pela nosso parte, gostaríamos de dizer aos nosso associados e a todos os vilafranquenses que o Aldi não tem nada contra Vila Franca.
Com os melhores cumprimentos"
ALDI
"Caro Sr. Luís Capucha,
Acusamos a receção do seu contacto, ao qual dedicámos a nossa melhor atenção.
Procedemos, recentemente, à alteração do logotipo da nossa loja de Vila Franca de Xira, uma vez que não pretendemos associar-nos à atividade nele representada ou de alguma forma ferir suscetibilidades.
Acreditamos que o edifício da Biblioteca Municipal é, igualmente, um elemento de referência e que representa culturalmente a zona.
Esperamos que a informação disponibilizada vá ao encontro das suas expectativas e que possamos continuar a contar com a sua preferência.
Agradecemos a sua atenção.
Com os melhores cumprimentos
ALDI PORTUGAL - Supermercados, Lda"
O Aldi não se quer ver associado à tauromaquia. Então, porque hão-de os aficionados ir ao Aldi?"