PS: Qualquer evento taurino cancelado sem aviso prévio pelos seus organizadores, não é responsabilidade nossa a continuação da sua divulgação aqui na Agenda Taurina da "Festa Brava no Ribatejo".

Samora Correia- XVII Semana Taurina & Feira Anual 2024

Samora Correia- XVII Semana Taurina & Feira Anual 2024
::: 26 de Abril a 6 de Maio :::

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Vila Franca de Xira- Os 170 Anos da Ganadaria Palha comemora-se também nas ruas pelo Colete Encarnado 2018

A Ganadaria Palha comemora na presente temporada 170 Anos da sua fundação, sediada na Herdade da Adema (Samora Correia), tendo como actual proprietário João Folque, irá estar presente numa das mais emblemáticas corridas da temporada, a Corrida de Toiros do Colete Encarnado 2018.
Mas a divisa "Azul & Branca" para além de comemorar o seu marco histórico na Praça Toiros "Palha Blanco", irá também brindar os Aficionados com um curro para as ruas de Vila Franca de Xira por ocasião do Colete Encarnado entre os dias 6 e 8 de Julho, toiros "Palha" que saírão a estrear nas ruas, tendo só sido lidados em Coruche no dia 27 de Maio, os restantes animais para as Esperas 2018 serão das Ganadarias de Passanha Sobral, Pinto Barreiros, Prudêncio,  Rodolfo André Proença & Silva Herculano.
Toiros "Palha" para as Esperas do Colete Encarnado 2018
Historial
Em 1848 Antonio José Pereira Palha de Faria e Lacerda, casado com Laura Rodríguez Blanco, natural de Málaga (Espanha), decidiu criar uma Ganadaria brava, tendo para tal comprado vacas do lavrador Dâmaso Xavier dos Santos Leite (1770–1844) e outras de origem vasqueña. A primeira corrida lidada pela nova Ganadaria decorreu em Setembro de 1854 na Praça de Toiros do Campo de Santana, em Lisboa. A primeira corrida em Espanha de que há registo da participação de toiros de Palha foi realizada em Madrid em 30 de Maio de 1862.
Em 1871 a Ganadaria foi herdada por José Pereira Palha Blanco, que desenvolveu significativamente o apuramento das linhas e do encaste, realizando tentas selectivas e comprando vacas de Fernando de la Concha y Sierra, Rafael Molina "Lagartijo" e do Duque de Verágua, bem como 22 sementais de Miura. A 4 de Novembro de 1883 lidou pela primeira vez uma corrida completa em Madrid, em que tourearam os matadores espanhóis Manuel Fuentes "Bocanegra" e Fernando Gómez García "El Gallo" e os cavaleiros portugueses Luís do Rego da Fonseca e Alfredo Tinoco da Silva.
Tendo falecido José Pereira Palha Blanco a 9 de Junho de 1937, e já anteriormente falecido os seus dois filhos, as suas propriedades passaram directamente para os seus netos António, Fernando, José, Carlos e Francisco Van Zeller Palha, ficando a Ganadaria para Carlos e Francisco.
Em 18 de Maio de 1964 foram lidados pela primeira vez toiros de Palha na Feira de Santo Isidro, em Madrid, numa corrida em que participaram os matadores Joselito Huerta, Curro Girón, Curro Romero e Emilio Oliva.
Em 1980 a Ganadaria foi herdada por Francisco e Frederico Van Zeller Palha Botelho de Neves e João Maria Botelho de Mendoza.
É actual proprietário da Ganadaria João Folque de Mondoza, tetraneto do fundador. A exploração solar da Ganadaria é efectuada na Herdade da Adema, propriedade com mais de 750 hectares localizada na freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente. A Ganadaria já lidou mais de 2500 corridas desde a sua fundação, tendo obtido inúmeros prémios, voltas à arena e indultos. Actualmente a Ganadaria possui cerca de mil cabeças de gado, o que permite gerar entre 70 a 80 novilhos por ano. 
Fonte: https://pt.wikipedia.org

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832
::::::::::::::::::::Clica na imagem para mais informação::::::::::::::::::