terça-feira, 8 de março de 2016

I Fórum Nacional da Cultura Taurina

O I Fórum Nacional da Cultura Taurina vai ser realizado no Campo Pequeno, em Lisboa, a partir do dia 12 deste mês, para dar a conhecer a arte e projetar o seu futuro, anunciou o GT Sector 1.
O fórum, composto por aulas, conferências e mesas redondas vai decorrer durante cinco sábados, até ao dia 16 de abril, por iniciativa do Grupo Tauromáquico Sector 1, que cumpre em Maio, 84 anos de existência.
"Apesar de ser dirigido a aficionados, é um evento aberto para o grande público que desconhece a festa. Queremos dar a conhecer o que é a tauromaquia, para além do que se passa numa praça de toiros", explicou a presidente do Grupo Tauromáquico Sector 1, Patrícia Sardinha, em declarações à agência Lusa.
Além da captação de "novos públicos" para a festa brava, o Fórum tem também como objetivo "lançar bases" para o futuro da tauromaquia em Portugal.
"A maioria dos temas a debater é a pensar no futuro. Queremos analisar os pontos em que estamos a falhar, o que podemos melhorar e lançar, acima de tudo, uma defesa forte da festa, com argumentos válidos e consistentes", disse.
O Grupo Tauromáquico Sector 1, fundado a 01 de maio de 1932, pretende ainda, através do evento, "dar formação" aos participantes e "fomentar o pensamento e a discussão" da tauromaquia portuguesa, facultando uma compreensão "mais aprofundada" da cultura taurina, nas suas componentes histórica e técnica.
Os promotores querem também debater os desafios que esta expressão artística enfrenta nos dias de hoje. A "Tauromaquia e a sua relação às outras artes", "A promoção da tauromaquia no século XXI", "As preocupações de bem-estar animal na tauromaquia" ou a "História da tauromaquia portuguesa" são alguns dos temas que vão ser abordados durante o fórum. 
As inscrições podem ser realizadas através do email grupotauromaquicosector1@gmail.com . O Fórum terá o custo de 25€ para sócios do Grupo Tauromáquico Sector 1 e para menores de 23 anos, e de 35€ para não sócios. O pagamento é efectuado no primeiro dia de inscrição, aquando do registo.
Clica na imagem para veres o programa

Sem comentários:

Enviar um comentário