PS: Qualquer evento taurino cancelado sem aviso prévio pelos seus organizadores, não é responsabilidade nossa a continuação da sua divulgação aqui na Agenda Taurina da "Festa Brava no Ribatejo".

sábado, 18 de julho de 2015

Enfermarias das Praças de Toiros são uma zona cinzenta da Festa Brava

As praças de toiros em Portugal são obrigadas por lei a terem enfermarias mas a maioria não está em condições de proporcionar um bom socorro aos artistas da festa em caso de necessidade. E poucas estarão em condições de se adaptarem às exigências do regulamento taurino, cuja revisão foi aprovada em Agosto do ano passado. A opinião é de Luís Miguel Ramos, cirurgião do Hospital de Vila Franca de Xira que é também responsável pela enfermaria da praça de toiros Palha Blanco.
O médico tem sido um dos defensores da criação de uma associação nacional de cirurgiões taurinos. O seu papel na comunidade e na festa brava mereceu-lhe a distinção de cidadão de mérito da cidade (ver caixa). "Da esmagadora maioria das praças que visitei, nunca desempenharia lá a minha função porque não têm condições. Estou a falar de praças no Ribatejo, Norte e Sul do país mas também em algumas praças consideradas de primeira linha, que me deixaram desolado. Fiquei a pensar como era possível dar um espectáculo naquelas condições. Há praças que não têm desfibrilhadores para casos de paragem respiratória ou cardíaca. Só com uma compressa e Betadine não se resolve nada", lamenta a O MIRANTE.
Luís está há 16 anos na enfermaria da praça de toiros Palha Blanco e tem sido um dos rostos na luta pela modernização da sala, que é hoje das mais completas do país. Graças também, ressalva, ao investimento e apoio dado pela Misericórdia, empresários da praça, câmara, grupo de forcados e ao Hospital de Vila Franca de Xira, quer durante a gestão pública quer durante a gestão da José de Mello Saúde na parceria público-privada.
Fonte: O Mirante.PT

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832
::::::::::::::::::::Clica na imagem para mais informação::::::::::::::::::