PS: Qualquer evento taurino cancelado sem aviso prévio pelos seus organizadores, não é responsabilidade nossa a continuação da sua divulgação aqui na Agenda Taurina da "Festa Brava no Ribatejo".

terça-feira, 28 de abril de 2015

Onze dias com treze largadas de touros em Samora Correia

 Cidade Ribatejana espera milhares de aficionados na X Semana Taurina

 Samora Correia já está engalanada para receber milhares de aficionados durante a X Semana Taurina e a Feira Anual que decorrem de 30 de Abril a 10 de Maio. Uma maratona de largadas ao longo de onze dias com treze eventos e mais de 30 cabeças de gado bravo entre touros, novilhos, vacas e bezerros que serão “lidados” no Largo do Calvário e ruas anexas. Este ano a ganadaria selecionada é Álvaro Bento, com o efetivo num exploração agro-pecuária de Alcoentre, Azambuja.

Expectativa para a ganadaria que se apresenta pela segunda vez na Semana Taurina onde são esperados os melhores recortadores do país. Jovens que desafiam os touros em passes acrobáticos sendo verdadeiros toureiros sem capote. Este ano repete-se a largada de vacas e bezerros para mulheres e crianças e uma demonstração de toureio pela Escola José Falcão num incentivo ao gosto pela festa brava e ao aparecimento de novos toureiros.

A Junta de Freguesia de Samora Correia vai evocar a memória do aficionado samorense Sérgio Perilhão numa homenagem na noite de 1 de Maio, no Centro Cultural de Samora, antes de um colóquio com vários agentes da Festa Brava a falarem sobre a importância das tertúlias e dos artistas no estímulo da aficion.

A organização  aposta num programa diversificado como foi apanágio dos anos anteriores com animação ibérica com fado no Pátio da Junta, folclore no Largo do Calvário e sevilhanas, flamenco, música de Portugal e Espanha numa tenda montada na Zona Ribeirinha com o nome de Espaço Ribatejo que irá funcionar pela noite dentro com vários petiscos ribatejanos e animação permanente.

Este ano a exposição no Centro Cultural de Samora é do Fotógrafo Taurino Pedro Batalha, com imagens da Festa Brava. O espaço acolhe o tradicional encontro de bandas taurinas num concerto exclusivo de passodoble com as bandas de Samora e Salvaterra de Magos e a Gala Taurina da Iris FM produzida por Maurício do Vale.

Em paralelo com a X Semana Taurina, decorre o Mês do Torricado com Bacalhau em vários restaurantes da freguesia numa organização apoiada pela Confraria do Torricado com Bacalhau. O prato tradicional da lezíria ribatejana consiste em bacalhau assado na brasa desfiado acompanhado com pão assado na brasa e untado com alho e azeite da região.  Come-se acompanhado dos bons vinhos maduros da região e à sobremesa o tradicional arroz doce.
Texto: Nelson Lopes

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832
::::::::::::::::::::Clica na imagem para mais informação::::::::::::::::::