sábado, 13 de setembro de 2014

1ª Largada de Toiros na Moita do Ribatejo provoca dois feridos graves

A 1ª Largada de Toiros que decorreu nesta madrugada, inseridas nas Festas em Hª de Nª Srª da Boa Viagem 2014 na Moita do Ribatejo, ficou marcada por duas colhidas gravíssimas.
As duas colhidas foram no recinto do "Bar da Barafunda", a primeira ocorreu junto à "Caixa Geral de Depósitos" quando um homem na casa dos 45/50 anos foi apanhado junto a um burladero quando tentava entrar, sofrendo traumatismo craniano, perfurações nas pernas, abdómen e no pescoço, segundo informação que circulava nas ruas o Aficionado não terá aguentado os ferimentos, acabando por falecer no "Hospital Móvel" que se encontra montado num Pavilhão enquanto decorrerem os festejos taurinos populares. 
A segunda colhida foi no mesmo recinto a um homem com cerca 30 anos que sofreu uma perfuração no peito, tendo sido socorrido e mais tarde transportado para o Hospital de Nª Srª do Rosário (Barreiro).
Nesta 1ª Largada de Toiros na Avenida "Teófilo de Braga" (aonde realizam as Largadas) saíram 3 Toiros como é costume, tendo saído no recinto da Praça de Toiros, um "Vaz Monteiro" bem apresentado mas algo reservado, no recinto do meio saiu um "Rio Frio" que "cumpriu", provocando alguns "apertos" a alguns Aficionados, mas o "Toiro da Noite" com ferro "Sociedade Agrícola de Rio Frio" sem dúvida foi do último recinto, não por ter feito duas colhidas, mas sim pela boa apresentação e sua "seriedade", os Toiros foram fornecidos pela Casa Agrícola Santo Toiro que tem como representante o Sr Dilário Cavaco, brevemente será publicada a reportagem desta Largada de Toiros. 
Mais uma vez a "Festa Brava no Ribatejo" alerta para os perigos das Largada de Toiros que pode provocar aos Aficionados, se não está capaz ou nas suas perfeitas "funções" não arrisque a sua vida, fazemos também um apelo aos Aficionados, caso veja alguém mais "valente" sem ter noção do perigo, incentive o mesmo abandonar o local, porque a "vida são 2 dias mas as Festas da Moita são 10!!!"
Ass: Luís Miguel Sacôto

8 comentários:

  1. O 2º Homem colhido era José Lisa que faleceu também logo... RIP

    ResponderEliminar
  2. Vi o 1o colhido a ser transportado para o hospital, e ia agarrado à barra (nem sei se é esse o nome) que há dentro da ambulância, pelo que a falecer só se foi a caminho do hospital ou mesmo lá... Ia branco que nem cal (do sangue que perdeu, segundo o que me foi dito) mas vivo isso estava e tomara que sobreviva!
    O 2o colhido tb não parecia estar em bom estado, mas os ferimentos pareciam estar ao nível da garganta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Carina. O meu nome é Mara e sou do Seixal. Tenho uma pergunta bastante importante para lhe fazer. Por favor entre em contacto comigo o mais rapido possivel (mara.soeu@hotmail.com] nao ignore, é muito importante. obrigada e aguardo. Cumprimentos

      Eliminar
  3. Duas vidas que se perderam...por respeito a todos e principalmente aos familiares as largadas nesse dia deviam ter parado...e por mim nem devia continuar mais...

    ResponderEliminar
  4. Meus dois irmãos,
    que agora pertencem a deus. Meus seres humanos, que de pequenos vieram ao mundo, que sejam abraçados em mãos de tenura, que suas famílias sejam abraçadas e acompanhadas pela ternora de deus

    ResponderEliminar
  5. Há muito tempo que sou assíduo em várias festas do Ribatejo...

    Primeiro gostaria de dizer que é uma situação lamentável a morte destas duas pessoas, numa festa que tem como principal objectivo diversão e convívio.

    Mas de facto este tipo de colhidas com mortes, vai haver sempre e principalmente na Moita, e passo a explicar.

    Existem dois tipos de participantes nas festa brava, aqueles que estão dentro do recinto e os que estão atrás dos "paus" (tronqueiras e borladeros) a ver.

    O que denoto é que as festas da Moita os espectadores que estão de fora a ver, são pessoas sem sentido e noção do perigo e aquilo que fazem só para querem espreitar, e que muitas das vezes não deixam subir os aqueles que tentam fugir, já nem falo em sequer ajudar!

    Quem está a assistir tem de se saber comportar e interiorizar de uma vez por todas que os paus não são bancadas para assistir ao futebol, aquilo serve para impedir o touro de sair do perímetro e para quem quiser brincar tenha hipótese de fuga.

    Se querem ver bois todos escarrapachados vão para as Lezirias ve-los a pastar!

    Para além disso Festa Brava não combina com Alcool e Drogas.


    Os meus pesamos ás famílias das vitimas!

    ResponderEliminar
  6. Tambem concordo porque já fui culhido 2 vezes uma com gravidade e a outra não,e fui culhido porcausa dessa gente que nao se sabe comportar.MAS NÃO E PORISO QUE IREI DEIXAR DE ir!!!!!!!! :-D

    ResponderEliminar